Pular para o conteúdo principal

O Piano


ArteMusicato


O piano foi criado por Bartolomeu Cristofori e teve sua primeira referência publicada no jornal italiano Giornale dei Litterati d'Italia, quando de sua apresentação em Florença no ano de 1711.

Conhecido inicialmente aqui como pianoforte,(como é chamado em italiano), o piano é a evolução do cravo, que se diferem quanto ao mecanismo de produção de som. Em um cravo as cordas são beliscadas, enquanto no piano o martelo se afasta da corda imediatamente ao ser tocada, deixando-a vibrar livremente.

Um piano comum tem, geralmente, 88 notas musicais - oito lás, oito sis bemóis, oito sis, oito dós, sete dós sustenidos, sete rés, sete mis bemóis, sete mis, sete fás, sete fás sustenidos, sete sóis  e setes sóis sutenidos. As teclas brancas representam as notas naturais e as pretas representam os sustenidos e bemóis.

Embora não seja portátil e tenha um alto preço, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos do mundo.

Existem duas versões do acústico moderno, o piano de cauda (possui armação e cordas dispostas horizontalmente. Adequado para salas de concertos com teto alto e boa acústica), e o piano vertical (que tem armação e cordas colocadas verticalmente).

Os pianos possuem, geralmente, de dois a três pedais, sendo o da direita que permite que as cordas vibrem livremente, dando uma sensação de prolongamento do som. Permite que se execute o Legato, técnica que faz com que o som das notas sucessivas fosse um continuo, como uma harpa. Compositores românticos do século XIX, como Frédéric Chopin usaram esse pedal com bastante frequência.

O pedal esquerdo é denominado una corda. Nos pianos de cauda, ele desvia muito ligeiramente a posição dos martelos. Isto faz com que uma nota que habitualmente é executada quando o martelo atinge em simultâneo três cordas soe mais suavemente, pois o martelo atinge somente duas. Nos pianos verticais, o pedal esquerdo consegue obter um efeito semelhante ao deslocar os martelos para uma posição de descanso mais próxima das cordas.

O pedal central, denominado sostenuto, possibilita fazer vibrar livremente apenas a(s) nota(s) cujas teclas são acionadas no momento do acionamento dos pedais. As notas acionadas posteriormente não soarão livremente, interrompendo-se assim que o pianista solte as teclas. Isso possibilita sustentar algumas notas enquanto as mãos do pianista se encontram livres para tocar outras notas. Muitas peças do início do século XX requerem o uso desses pedais.

Não existe uma idade para aprender a tocar piano. Grandes pianistas começaram a tocar na idade adulta, outros começaram ainda quando crianças. O ideal é iniciar ainda criança a partir dos 3 anos e meio de idade, pois já possui uma postura corporal mais adequada, coordenação entre as mãos e concentração. Nessa Iniciação Musical a criança descobre o mundo da música, e com um ensino pedagógico lúdico e divertido, experimenta também sensações rítmicas e melódicas. A criança adquire sensibilidade musical, audição musical, especialmente quando aprende piano.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Instrumentos de Sopro

Os instrumentos de sopro ou de vento são instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar. Teve início desde a época do homem primitivo, que ao soprar ossos e bambus descobriram que podiam emitir sons similares ao canto dos pássaros. Com o passar dos anos sua construção ganhou novas materiais primas e são comuns encontrá-los em metais, apesar de também encontrá-los em plástico. Presentes em diversos estilos musicais como o choro e jazz, os instrumentos de sopro dão graça e potência a qualquer estilo.Nosso Pixiguinha ( 1897 - 1973) foi uns dos maiores flautistas e saxofonistas do século XX, e sem dúvida os popularizou em nossa sociedade. Joaquim Calado Júnior, compositor e flautista, fez do sopro característica marcante do Choro. João Calado Jr - O pai do Chorinho A maioria dos instrumentos de sopro possui buracos ou chaves que ao serem tapados ou apertados com os dedos, modificam o espaço por onde o ar passa produzindo diferentes ...

Os Tambores

Faz parte dos instrumentos musicais do tipo membranofone, e tem como principal característica uma membrana esticada sobre uma armação, para que possa ser percutida. Esses  suportes podem ser sobre uma armação sem caixa de ressonância, como o pandeiro, adufe, ou sobre um tubo, chamado de fuste, que pode ter formato cilíndrico, cônico, como o atabaque e o bongô. Sobre um recipiente fechado, como o semi-esférico, que constitui a caixa de ressonância, os tímpanos. As caixas, possui pele nas duas extremidades, já as Congas tem pele em apenas uma das extremidade. A membrana é percutida pelas mãos ou uma baqueta. O Percussionista está presente em todas as formações musicais de diferentes estilos. Historiadores admitem que os primeiros tambores fossem troncos ocos de árvores. Quando começou a caçar, utilizava a pele na confecção de roupas e diversos objetos. Descobriram que ao esticar a pele, a mesma poderia emitir um som, assim começaram a usar essa "engenhoca" para p...