Pular para o conteúdo principal

Os Instrumentos de Sopro


Os instrumentos de sopro ou de vento são instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar.

Teve início desde a época do homem primitivo, que ao soprar ossos e bambus descobriram que podiam emitir sons similares ao canto dos pássaros.

Com o passar dos anos sua construção ganhou novas materiais primas e são comuns encontrá-los em metais, apesar de também encontrá-los em plástico.

Presentes em diversos estilos musicais como o choro e jazz, os instrumentos de sopro dão graça e potência a qualquer estilo.Nosso Pixiguinha ( 1897 - 1973) foi uns dos maiores flautistas e saxofonistas do século XX, e sem dúvida os popularizou em nossa sociedade. Joaquim Calado Júnior, compositor e flautista, fez do sopro característica marcante do Choro.

João Calado Jr - O pai do Chorinho

A maioria dos instrumentos de sopro possui buracos ou chaves que ao serem tapados ou apertados com os dedos, modificam o espaço por onde o ar passa produzindo diferentes notas musicais.

A forma da produção dos sons que determina a classificação do instrumento de sopro, e não o material construtivo do instrumento. Porém eles podem ser divididos em duas categorias: os de metais e os de madeira.

º Sopro de madeira: São todos os instrumentos de sopro cujo som é produzido pela vibração direta dos lábios do executante sobre um bocal, como nas flautas, clarineta e no oboé. Todos os instrumentos desta família eram construídos de madeira, mas com o passar dos tempos eles foram confeccionados em metal e plástico, mas mesmo assim continuam a integrar a família das madeiras. O Saxofone também faz parte desta família, apesar de ter sido sempre confeccionado em metal desde sua invenção, mas possui palheta feita em madeira.

º Sopro de Metal: São os instrumentos de sopro que produzem o som pela vibração direta dos lábios do executante sobre um bocal de metal. Todos os instrumentos são constituídos em metal ou compostos por ligas metálicas e possui uma sonoridade muito potente. Os instrumentos em destaque desse grupo são o Trompete, o Trombone, a Tuba, a Trompa, instrumentos muito usados nas orquestras e bandas militares.
A Flauta em Sol amplia o alcance da flauta. Tem um som rico e cheio. Se popularizou por adicionar profundidade aos corais de flauta, além de ter um conjunto crescente de solos escritos especificamente para este instrumento.
Também conhecida como pistom, é um instrumento com técnicas e aparência muito parecidas com o trompete. Da família dos metais , é necessário a vibração dos lábios d músico no bocal do instrumento para que o som seja produzido. A corneta ou pistom foi gradativamente caindo em desuso ao longo do século XX e foi substituído pelo trompete moderno.
Da família dos metais, possui um som agudo. Assim como a Trompa é um dos mais antigos instrumentos de metais ainda em uso. Também presente nas orquestras.
Constituída por um tubo com orifícios e bocal, é uma das mais conhecidas flautas do tipo vertical. Pertencente a família das madeiras, a flauta doce era originalmente feita em madeira, mas hoje encontra as feitas de plástico, o que as popularizou.
É um instrumento de sopro do grupo das madeiras, que conforme o próprio nome indica, é tocada em uma posição transversal. Inicialmente construída em madeira, hoje a Flauta Transversa é totalmente construída em metal e constituída de muitas chaves. É um instrumento integrante da orquestra e muito comum nos grupos de Choro.
O Flautim soa uma oitava acima da Flauta Transversa e tem pouco menos da metade de seu cumprimento, sendo o instrumento mais agudo da orquestra sinfônica. Seu som é produzido da mesma maneira da Flauta Transversa , através da passagem do ar emitido pelo músico ao soprar o bocal do instrumento.


Do grupo das madeiras, possui o sistema de palheta dupla, assim como o Oboé. Se diferenciam tanto pelo formato quanto pela sonoridade mais grave. Seu tubo é maior e mais largo e sua palheta encaixa em um estreito tubo metálico e não no corpo do instrumento. Instrumento presente nas Orquestras.
Da família das madeiras, seu som é produzido por um conjunto de palhetas livres. A Gaita possui em sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou aspira fazendo vibrar individualmente as paletas de lâminas de metal, fixadas em uma ranhura, com a passagem do ar.
Pertence a família das madeiras, e cabe ao Oboé emitir a nota lá, a partir da qual todos os demais instrumentos da orquestra sinfônica se afinam. Possui em uma de suas extremidades duas palhetas feitas de madeira nas quais o músico sopra.
É um instrumento de sopro da família das madeiras, apesar de sempre ter sido fabricado em metal. Possui um longo tubo com uma curvatura e também se utiliza de uma palheta simples. Não faz parte dos instrumentos da orquestra, mas por possuir um som potente, foi adotado em bandas militares e em grupos populares, principalmente no Jazz.
Da família dos metais, possui uma vara dupla em forma de U para mudar a altura do som produzido. Presente no Jazz e nas Orquestras Sinfônicas.
Um dos mais antigos instrumentos de metais ainda em uso.Possui um tubo curvo ou mesmo enrolado. Para seu som ser produzido é necessário que o músico comprima os lábios contra o bocal e sopre com maior ou menor intensidade.Presente nas Orquestras Sinfônicas.
Instrumento de metal que possui o mais largo dos tubos, e por isso é o mais grave entre eles. Seu tubo é também longo e enrolado de forma elíptica, onde se localizam os pistões. Muito utilizada nos grupos de Jazz e nas Orquestras Sinfônicas.

Do grupo das madeiras, possui uma palheta simples presa na extremidade do instrumento onde o músico sopra.A Clarineta continua sendo construída em madeira e possui muitas chaves que fornece a este instrumento uma quantidade de notas maior que os outros instrumentos da família das madeiras. Ela tem um som mais grave em comparação com os outros instrumentos do mesmo tamanho. Utilizada em orquestras, jazz e choro.






Orquestra com Instrumentos de sopro:








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Piano

O piano foi criado por Bartolomeu Cristofori e teve sua primeira referência publicada no jornal italiano  Giornale dei Litterati d'Italia,  quando de sua apresentação em Florença no ano de 1711. Conhecido inicialmente aqui como pianoforte, (como é chamado em italiano) , o piano é a evolução do cravo, que se diferem quanto ao mecanismo de produção de som. Em um cravo as cordas são beliscadas, enquanto no piano o martelo se afasta da corda imediatamente ao ser tocada, deixando-a vibrar livremente. Um piano comum tem, geralmente, 88 notas musicais -  oito lás, oito sis bemóis, oito sis, oito dós, sete dós sustenidos, sete rés, sete mis bemóis, sete mis, sete fás, sete fás sustenidos, sete sóis  e setes sóis sutenidos.  As teclas brancas representam as notas naturais e as pretas representam os sustenidos e bemóis. Embora não seja portátil e tenha um alto preço, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumen...

Os Tambores

Faz parte dos instrumentos musicais do tipo membranofone, e tem como principal característica uma membrana esticada sobre uma armação, para que possa ser percutida. Esses  suportes podem ser sobre uma armação sem caixa de ressonância, como o pandeiro, adufe, ou sobre um tubo, chamado de fuste, que pode ter formato cilíndrico, cônico, como o atabaque e o bongô. Sobre um recipiente fechado, como o semi-esférico, que constitui a caixa de ressonância, os tímpanos. As caixas, possui pele nas duas extremidades, já as Congas tem pele em apenas uma das extremidade. A membrana é percutida pelas mãos ou uma baqueta. O Percussionista está presente em todas as formações musicais de diferentes estilos. Historiadores admitem que os primeiros tambores fossem troncos ocos de árvores. Quando começou a caçar, utilizava a pele na confecção de roupas e diversos objetos. Descobriram que ao esticar a pele, a mesma poderia emitir um som, assim começaram a usar essa "engenhoca" para p...